A volta dos azulejos

 5025555 generatorbarcelonaIII azulejo_portugues azulejo-portugues2

A tendência dos azulejos e ladrilhos hidráulicos faz os detalhes na arquitetura, decoração e na moda. De influência Ibérica, os azulejos retornaram com força total. Há cinco séculos em Portugal, é uma arte decorativa muito difundida em todo mundo. Apesar de existir a milênios, originados no Oriente pelos árabes, e também pelos chineses, chegaram à península Ibérica pelos navegantes portugueses.

kriskoeller1 main_Azulejos_Lisbon-27vestidos

A influência do barroco também foi fundamental para caracterizar o estilo dos azulejos portugueses, cujas peças reproduziam histórias da época e cenas do dia a dia, amplamente difundidos na decoração de palacetes e casas da nobreza. Mas foram nas igrejas e conventos que a azulejaria barroca teve seu esplendor. Passados os séculos, a azulejaria portuguesa atravessou importantes movimentos artísticos europeus como o neoclássico e a Art Deco até sua renovação em 1950, onde a azulejaria tornou-se a menina dos olhos de artistas plásticos.

2507084432_660e6e711d 800px-metro_lisboa_rossio_2

É interessante ressaltar que a arquitetura brasileira teve um importante papel na renovação da azulejaria em Portugal. Aqui no Brasil, o uso dos azulejos foi amplamente difundido na arquitetura devido a suas qualidades impermeabilizantes e como revestimento de baixo custo. Assim, em contato com arquitetos brasileiros, artistas portugueses renovaram o conceito da azulejaria do país, que adotou cores mais vibrantes, relevos e temas naturais.

Uma opinião sobre “A volta dos azulejos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s