A Cozinha

J.Vilhora_1103

A cozinha é um dos lugares mais desejados de uma casa. É o lugar onde se reúnem família e amigos, em torno do(a) chefe que se habilita nas aventuras gastronômicas, ou mesmo nas simples refeições cotidianas. A cozinha contemporânea é um lugar social, onde os projetos são cada vez mais audaciosos na diversidade de materiais e equipamentos. Mas é também o lugar da casa onde se guardam histórias. A cozinha sempre traz à memória a casa da infância, a mãe, a avó, e mesmo aquela figura que fazia a comida e ajudava nos serviços da casa. A memória da receita do bolo, do pão,  do doce, herança dos segredos de família, passados de geração a geração.  É impossível esquecer o cheiro do café com bolo de fubá das tardes alegres da infância.

              Projeto Apto em Santo André/2013

     J.Vilhora_1130 J.Vilhora_1105J.Vilhora_1141

A Cozinha na história   

Na história do Homem, a cozinha sempre fez parte da evolução humana,  desde a descoberta do fogo, onde se reuniam ao redor da fogueira para preparar e dividir a caça do dia. No século XVIII a cozinha se localizava nos porões e lugares próximos da criadagem, sempre afastada da burguesia, por se tratar de lugar sujo e de serviço braçal. Com a Revolução Industrial do século XIX, passa a ser pensada como linha de produção, e assim surge a lógica aplicada aos projetos de cozinha, com estudos e conceitos de ergonomia que otimizam o espaço. Em meados dos anos 1926, a arquiteta vienense Margareth Schutte Lihotzky, desenvolveu o conceito da Cozinha de Frankfurt em parceria com o arquiteto Ernest May, de Fankfurt/Main – responsável pela urbanização de Frankfurt, no programa de construção de residências, onde as moradias deveriam ser mais racionais. A Cozinha de Frankfurt era inspirada nas cozinhas dos navios de guerra alemãs, onde se preparavam muitas refeições em pequenos espaços. Desse modo surgem os estudos de ergonomia da vida doméstica aplicados aos projetos de arquitetura, com a cozinha embutida –  instalação dos armários embutidos em 10 mil moradias durante a implantação do Plano Diretor de Frankfurt, na Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial, este modelo de cozinha se estabeleceu na Europa e Estados Unidos como padrão de arquitetura. Posteriormente, assimilados em todo o mundo.

J.Vilhora_0033 J.Vilhora_0044

Projeto Vila Romana/SP 2010

J.Vilhora_0035 J.Vilhora_0041

Diversidade de materiais e acabamentos

A cada ano, a indústria moveleira e de equipamentos de cozinha surpreendem com as  inovações que facilitam a vida dos consumidores. Com todos os equipamentos tecnológicos disponíveis no mercado, tornaram   o espaço da cozinha um ambiente de desejo, e não só pelas iguarias dos sabores produzidos nos fornos e fogões. Tudo para tornar o ambiente funcional e confortável.

Projeto Santo André/SP

2anapaulacuba_cozinhavista01_rev011anapaulacuba_cozinhavista02_rev01

Cozinhas claras, coloridas, grandes ou pequenas, abertas e integradas aos espaços sociais, salas e varandas – a cozinha é o espaço da casa onde se aguçam os sentidos.  O cheiro, a cor, o sabor e os sons vindos da cozinha são fontes de prazer e saciedade. A diversidade de materiais que compõe a cozinha, fazem a alegria de arquitetos, designers de interiores e clientes. Revestimentos como pastilhas, porcelanatos, cerâmicas, ladrilhos hidráulicos, laminados, melamínicos, madeiras, aços, vidros, pedras de granitos, e resinas, acompanhados de um projeto luminotécnico, valorizam ainda mais o espaço que enche os olhos de qualquer pessoa. Equipamentos de áudio, vídeo, e internet complementam o projeto e o uso da cozinha. Mas a cozinha funcional contemporânea requer personalidade, assim como toda a casa. Fogões, fornos, cooktops, coifas, geladeiras, cafeteiras e todo o arsenal de equipamentos embutidos, compõem a funcionalidade do espaço com cores e estampas diferenciadas que personalizam o projeto. Mas a cozinha branca é sempre a mais solicitada pelos clientes, pelo conceito subjetivo de limpeza e luz.

Projeto Santo André/SP

J.Vilhora_9493 J.Vilhora_9500 J.Vilhora_9507 J.Vilhora_9508 J.Vilhora_9498 J.Vilhora_9513

Projeto Moóca/SP

    5antoniobrabo_cozinha_rev01_logo 6antoniobrabo_cozinha_rev02_logo

Tendências

Tendência nos projetos de cozinha, a ilha de apoio à zona de serviços valoriza a distribuição dos equipamentos e dá suporte na organização do espaço. Pode conter ou não o fogão, e a cuba gourmet. É um item que substitui a mesa da cozinha. A ilha em bancada de quartzo, com proteção bactericida, em diversas cores, facilita o trabalho entre pia e fogão e valoriza o layout.

Projeto São Caetano/SP

      7cozinha 18cozinha 2

Projeto Moema/SP

9Cozinha10Sala de almoço

Os acessórios de divisão de gavetas, os despenseiros, os gavetões com suas corrediças deslizantes e amortecedores são essenciais no uso diário. Aquecedores de louças e pratos, antes só encontrados em cozinhas industriais, agora em versões de cozinhas residenciais. O design das torneiras, com diversas opções de acabamentos, e funções de jatos e filtros facilitam o uso diário.

Projeto Jardim Europa/SP

                            J.Vilhora_4651 J.Vilhora_4657                                                                                                                   J.Vilhora_4662

Entre as cores dos acabamentos dos armários, o açaí, o cinza, o café, o chocolate, o aço corten, e as  infinidades de acabamentos de madeiras como o carvalho, e a madeira de demolição, são opções para todos os gostos.  O dourado, numa versão mais atualizada, menos brilhante,  e o aço escovado  que nunca sai de moda, dão ao detalhe um toque especial na composição do projeto.

No revestimento do piso, o material cimentício faz contraste aos equipamentos e acabamentos nobres dos armários,  numa linguagem contemporânea de projeto.

Mas para uma cozinha especial o importante na personalização são as referências pessoais, os sonhos e também os objetivos de funcionalidade, sem perder o aconchego e o cheiro de alecrim. Boa sorte no projeto da sua cozinha!

 

Uma opinião sobre “A Cozinha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s