Nos últimos anos têm ocorrido muitas contestações acerca do propósito da arquitetura – as respostas variam da criação de formas à antídoto para os males da sociedade. Por ser funcional, a arquitetura não é considerada arte.
Entretanto, há uma corrente de arquitetos Pritzker e críticos de arquitetura que afirmam que a arquitetura é a maior de todas as artes – em seu melhor, se torna “uma obra de arte por onde podemos nos mover e onde podemos viver”.
Enquanto as discussões sobre arquitetura não chegam a um consenso, surgem novos e ambiciosos arranha-céus, onde procuram-se equilíbrio entre o Homem e a Natureza.
Dos Estados Unidos à China, da Espanha ao Marrocos, conheça os treze edifícios mais esperados em 2017 que são verdadeiras obras de arte.
Entre museus, hóteis, residências e sedes de empresas, há um universo de novos destinos prontos a abrirem com os mais modernos traços da arte contemporânea.
West Side 28 th Street, New York, USA. O Edifício de 11 andares valeu o Pritzker à Zaha Hadid . Cada apartamento vale 50 milhões de dólares.
Ponte de Vidro no Grande Desfiladeiro de Zangjiajie, China. Aguentará 800 pessoas ao mesmo tempo. O projeto foi inspirado em “Avatar”. Projeto de Haim Dotan.
Museu de Arte Moderna e Contemporânea, Jakarta, Indonésia. Terá 800 coleções dos países; Indonésia, Estados Unidos, Europa Ocidental e Ásia. Projeto Met Studio Design.
Centro Botin, Cantábrica, Espanha. É um centro cultural, artístico, educativo e literário. Projeto Renzo Piano Building Workshops and Luis Vidal+Architects.
Museu Blavand Bunker, Blavand, Dinamarca. Fica próximo a um bunker militar alemão, nas montanhas. Projeto Ingels Group.
Museu Ives Saint Lorent, em Marrakech, Marrocos. Projeto Studio Ko.
Centro Artístico Gardian, Pequim, China. Projeto Buro Olen Scheeran.
The Silo, Copenhague, Dinamarca. São apartamentos introduzidos em um edifício industrial. Construído em concreto. Projeto COBE.
Vila Huangshan, Anhui, China. Fica à beira do lago Taiping. Os edifícios parecem cápsulas metalizadas nas montanhas. Projeto MAD Archictets.
Museu de Arte Contemporânea, Zeits, Cidade do Cabo, África do Sul. Projeto Heaterwick Studio.
LEGO House, Billund, Dinamarca. Inspirado nos blocos de brincar da Lego, o edifício terá um café , parque e loja. Projeto LEGO.
Louvre, Abu Dhab, Emirados Árabes Unidos. Custou 653,4 milhões de dólares. Seria inaugurado em 2012. Projeto Atelier Jean Nouvel.
Estação TGV – Napoli – Afragalo, Nápoles, Itália. Ligará Nápoles à Roma. Está em construção. Projeto Zaha Hadid.